História/Missão

A “VERSUS – revista de ciências sociais aplicadas do CCJE/UFRJ” foi mantida pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, de 2008 a 2011, no formato impresso e com publicação trimestral. Dividida em duas partes, a revista trazia em uma delas entrevistas considerando temas políticos e culturais e na outra os conteúdos acadêmicos. Nesse período, foram feitas entrevistas com Maria da Conceição Tavares, com Samuel Pinheiro Guimarães, com Fernanda Montenegro, com Ferreira Gullar, com Oliver Stone que marcaram as páginas da Versus. Publicações de ensaios pouco conhecidos de figuras renomadas, como o do Celso Furtado, também figuram entre seus conteúdos.

A gestão atual da Decania do CCJE encarou como um de seus objetivos a retomada da Revista Versus, que acontece em formato eletrônico e com edição semestral. O que se desdobra no ato de lançamento do primeiro número dessa nova etapa da Versus. O Número de 7 da revista será disponibilizada em formato eletrônico, pelo site.

Resultado de mais de um ano de trabalho do Conselho Editorial, composto pelos professores: Eduardo Bastian – IE; André Bufoni – FACC; Jane Medeiros – Eugênio Gudin; Leonardo Valente – IRID; Mauro Osório – FND; Renata Bastos – IPPUR; e, Vicente Ferreira – COPPEAD; da condução paciente do Editor, Professor Antonio Licha, atual vice-decano, da editora-executiva, a produtora cultural Waldelice Souza e da equipe, está, agora, à disposição de todos.

Com a comemoração dos cem anos da UFRJ, a revista homenageará o Professor Emérito do IE e Ex-Reitor da UFRJ Carlos Lessa; articula conversa entre cinco mulheres pesquisadoras e a Economista, professora aposentada do IE, Maria da Conceição Tavares, revisita o ocorrido no Palácio Universitário em 1968; comemora o centenário da escritora Clarice Lispector, ex-aluna da FND; conta a história do surgimento da Bossa Nova, relembrando a ‘Noite do Amor, do Sorriso e da Flor’ que se deu no Teatro de Arena Carvalho Netto e olha a Minerva pelos olhos de Joaquim Sousa, Professor Emérito da Escola de Belas Artes, responsável pela modelagem desse símbolo. No miolo da Revista, artigos que remontam a história de cada uma das unidades do CCJE.

A Revista que está sendo lançada será hospedada em site com suporte digital e terá formato eletrônico. Se coloca a tarefa de articular acontecimentos políticos e culturais com o debate e pesquisas acadêmicas relevantes, mantendo o espírito plural do CCJE e da UFRJ. Tem como metas: a) Ser visualizada com paginação e gerar PDF que mantenha o projeto gráfico de revista; b) Ser conhecida pelo corpo social do CCJE; c) Contribuir à divulgação da pesquisa produzida nesse centro; e d) Manter sua importância na divulgação de temas relevantes para a UFRJ e para o país.

Desafio assumido por todos os membros da equipe da Revista Versus.